Blog

Inspire-se no treino dos tenistas profissionais, seja você atleta ou não

Artigos
Sabemos que o caminho para melhorar a performance no tênis pode parecer difícil, principalmente se você não é atleta profissional.

Assistir aos jogos e ficar com vontade de fazer os mesmos movimentos é natural - aliás, uma ótima dica se você não tem esse costume. Mas para que esses momentos sejam muito mais de inspiração do que apreensão pela dificuldade técnica, selecionamos alguns vídeos de treinos acessíveis, com alguns dos melhores profissionais do esporte.

Quer ter mais equilíbrio, força, controle e agilidade? Acompanhe as dicas do artigo, fizemos uma curadoria minuciosa para inspirar a sua evolução!

Confira como alguns atletas de peso treinam e tente fazer também, adaptando à sua realidade:

Naomi Osaka - força de membros superiores


Naomi Osaka - Fonte: MKT Esportivo

Neste vídeo, Naomi Osaka está fazendo um grupo de vários movimentos (rotação interna e externa, abdução e adução, flexão e extensão) para trabalhar a musculatura da cintura escapular, que reúne os músculos que ligam as escápulas ao tórax e à coluna vertebral. 

O ombro é uma articulação com movimentos variados e no tênis utilizamos também muitos movimentos com os braços acima da cabeça (saque e smash), por isso é importante trabalhar força e mobilidade para melhor execução dos golpes. Confira de 4:15 a 5:07.


Gael Monfils - core e membros superiores


Gael Monfils - Fonte: UOL

No primeiro exercício, o tenista trabalha a força explosiva da musculatura dos peitorais usando a variação da flexão com base aberta e fechada, que é mais difícil. Os demais exercícios são para fortalecimento e controle do core, centro que nos permite controlar nossos membros. Ele começa com um exercício de alpinista (prancha frontal trazendo os joelhos no peito) e depois o exercício da ponte com flexão de joelhos com as pernas apoiadas na bola. Acompanhe de 1:42 a 2:48.


Novak Djokovic - força e potência de membros inferiores


Novak Djokovic - Fonte: Diário do Nordeste

Neste exercício, o atleta estimula o equilíbrio dinâmico e potência dos membros inferiores para saltar lateralmente e conseguir utilizar esta energia para retornar à posição inicial. A utilização do elástico é uma variação para dificultar o movimento e é sempre importante lembrar que o exercício deve ser realizado para os dois lados! Veja do início até 0:19.


Inspire-se e procure uma atividade física que faça sentido para você! Somente assim você irá conseguir estabelecer um hábito que vai mudar seu corpo e sua mente.